O lar e o culto familiar

AnabatistaUncategorized

Como faço o culto familiar?

Dicas para o culto doméstico.

Porque dizemos que “A família que ora junto fica junto”?

É porque Deus quem nos criou, deseja ser a parte integral das nossas vidas e nossos lares. Por isso, quando as famílias reconhecem e dão a Deus seu lugar certo, existe uma fonte de amor, força e estabilidade que os outros lares que negligenciam Deus e sua verdade não têm.

Agora, note que não estamos dizendo que se você for religioso, ou se você vai à igreja, ou se você diz ser cristão.

Por que não?

Porque as estatísticas dizem que o número de divórcios entre aqueles que se dizem cristãos e aqueles que não são cristãos é a mesma. Que triste! O que isso nos diz é que existe algo radicalmente errado com o mundo do cristianismo. Por isso precisamos entender que a família que ora junto fica junto é apenas aplicável para aqueles que realmente obedecem à palavra de Deus, aqueles que experimentaram o perdão de pecados e salvação através do sangue de Cristo e aqueles cujas vidas foram transformadas completamente pelo poder do Espírito Santo.

Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:1-2

São estes lares que são separados e consagrados para servir a Deus.

Primeiro, como adoramos a Deus?

Uma das coisas que separa o verdadeiro cristão dos outros é quem e como ele adora! Todos adoram alguém ou algo. Adoração envolve o coração e seu amor, devoção e lealdade que afeta como vivemos e agimos. Por isso quando as pessoas gritam e berram durante um jogo de futebol todavia depois sentam-se como estátuas no culto ou nem chegam no culto. Isso indica um foco errado, uma adoração corrompida.

Também considere um casal que promete viver em paz juntos até a morte os separar – mas depois se divorciam. Existe algo profundamente errado nos seus corações. O seu amor, devoção e adoração foram dados para algo errado.

Deus criou o ser humano para adorar a Ele, o seu Criador. Mas também deu a nós a capacidade de escolher quem e o que adoraremos. Deus deseja uma adoração voluntária que desabrocha de um coração cheio de amor e o desejo de obedecer e servir a Ele. Existe um lugar dentro de cada coração que apenas Deus pode encher. E se Deus não for convidado para encher aquele lugar, manifesta-se um vazio dentro de nós.

Hoje muitos estão tentando encher aquele vazio com adoração de si mesmos, outros tentam encher com coisas materiais, e muitos outros vícios e pecados. Deus nos chama para adorar-lhe em espírito e em verdade. (João 4:23,24)

Como faço o culto familiar?

Este artigo é para aqueles que desejam viver para Cristo e ter um lar estável e baseado em Deus.

1. Começando o dia

Primeiro é importante a maneira que começamos o nosso dia. Como pais, é importante que coloquemos a nossa família para dormir cedo para assim podermos acordar no próximo dia com tempo suficiente para fazer o culto doméstico.

Fazer o culto familiar de manhã não é o único tempo para fazê-lo, mas é um tempo bom. Os pais e filhos mais velhos devem acordar com tempo suficiente para ter seu próprio tempo sozinhos com Deus em oração e lendo a Bíblia.

O pai da casa precisa reunir a família para um tempo de adoração antes de todo mundo correr para o trabalho, a escola e as tarefas de casa. A Bíblia ensina que as esposas e mães devem ser boas donas de casa (Tito 2:4,5) e ganhar o sustento da casa é a responsabilidade do pai.

O culto familiar devem consistir do seguinte.

Cantando

As capacidades são variadas mas cada família deve aprender como cantar juntos. Ensinem as crianças cânticos simples de fé e confiança no nosso grande e amoroso Deus. Também ensinar-lhes a apreciar os hinos da fé cristã. Encoraje canções para todas as idades e que possam ser memorizadas e cantadas enquanto a família passa pelos atividades do dia.

Leitura e ensinamento da Bíblia

Isaías 28:10 diz Porque é mandamento sobre mandamento, mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, regra sobre regra, um pouco aqui, um pouco ali.

No culto familiar a Bíblia pode ser ensinada de uma maneira prática e aplicada para os acontecimentos reais na vida. Pais, é aqui que começamos, mas não terminamos. Deuteronômio 6 nos ensina a instruirmos nossos filhos diligentemente em casa. É um trabalho integral e devemos começar com o culto diário em casa.

Oração

Peça a Deus a direção e proteção para o dia. Precisamos de orações cheias de fé e confiança em Deus, orações de louvor e gratidão, e as vezes orações específicas de intercessão, pedindo ajuda para situações específicas. (Mateus 7:7,8)

Nossos filhos rapidamente detectam em quem confiamos e para onde vamos em tempo de necessidade. O culto familiar é um tempo bom para os filhos escutarem os seus pais orar por eles, sua escola, seus professores e seus problemas.

Variedade

Crianças gostam de variedade no tempo do culto em casa e louvor a Deus – histórias bíblicas favoritas para os filhos pequenos – deixando os outros ler da Bíblia e até memorizando passagens bíblicas juntos. Falem, discutam problemas e simplesmente apreciem a união e presença da sua família! Estes são momentos de ensino e tempo para construir a família.

Conclusão

O culto familiar deve ser tão importante que a não ser que alguém esteja doente, esperamos que toda a família possa estar presente seja bebê ou jovem.

O culto doméstico tem muitos benefícios. Por exemplo, é um tempo bom para as crianças aprenderem a sentar em silêncio e respeito, prestando atenção, assim como devem fazer quando estão num culto público na igreja. Sim, cada família precisa ser membros responsáveis de uma igreja bíblica que pratica os ensinamentos bíblicos. Este é o plano de Deus. Os pais que respeitam e apreciam a autoridade da igreja estão numa boa posição para pedir a submissão, obediência e respeito dos seus filhos.

Hoje, provavelmente mais do que antes, nossos lares estão debaixo do ataque do diabo e a pressão de um sistema que aborrece as coisas de Deus. Pais, se vamos realmente ter lares piedosos e ensinar os valores bíblicos para os nossos filhos, precisamos dar prioridade para o culto familiar, verdadeira adoração que vai inspirar e produzir uma vida de piedade constante.

Que seja assim para a glória de Deus, o bem das nossas famílias, e uma benção para o mundo que nos rodeia.